Autoridade da Concorrência
Base de Dados de Operações de Concentração
Identificação do Processo
Processo 6/2010 - CEPHALON/MEPHA
Notificado em 09-02-2010
Produziu efeitos em 09-02-2010
Decidido em 11-03-2010

A presente operação de concentração, notificada a 9 de Fevereiro de 2010, consiste na aquisição, pela Cephalon, Inc. (Cephalon), do controlo exclusivo da sociedade Mepha AG (Mepha) e das suas subsidiárias, entre as quais a sociedade portuguesa Mepha Portugal, Lda.
Empresas envolvidas
  • Cephalon, Inc. - sociedade constituída ao abrigo da legislação do Estado do Delaware (USA) que desenvolve a sua actividade na indústria farmacêutica, dedicando-se ao desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos, em especial medicamentos de referência nas áreas terapêuticas de sistema nervoso central, dor, doenças inflamatórias e oncologia.
  • Mepha AG - sociedade suíça que actua na indústria farmacêutica, detentora de um portfolio significativo de genéricos e genéricos de marca, sendo reconhecida pela sua investigação, nomeadamente, no campo da malária.
Notícias Publicação do anúncio
18-02-2010

A Cephalon, Inc. (Cephalon) notifica a aquisição do controlo exclusivo da sociedade Mepha AG (Mepha) e das suas subsidiárias, entre as quais a sociedade portuguesa Mepha Portugal, Lda.

(publicado Aviso no Diário de Notícias e no Diário Económico, de 18 de Fevereiro de 2010)


Decisão 1ª fase Não oposição
11-03-2010

O Conselho da autoridade da Concorrência adoptou uma decisão de não oposição na operação de concentração 6/2010/Cephalon/Mepha

Em 11 de Março, o Conselho da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea b), do n.º 1, do artigo 17.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 10/2003, de 18 de Janeiro, delibera, nos termos da alínea b), do n.º 1, do artigo 35.º da Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho, não se opor à presente operação de concentração, uma vez que a mesma não é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados nacionais da produção e comercialização de produtos farmacêuticos, correspondentes a cada uma das categorias ATC3 identificadas no ponto 15 da presente decisão.



Actividades em causa
Actividades
Ac. Alendron Mg Mph, Risedronato Mg Mph (ATC3: M5B Reguladores de cálcio de ósseo)
Amlodipina Mg Mph (ATC3: C8A Antagonistas de Cálcio Puros)
Amox.A.Clav Mg Mph (ATC3: J1C Penicilinas de Amplo Espectro)
Azitromicin Mg Mph, Claritromic Mg Mph (ATC3: J1F Macrolídeos e Similares)
Ceftri.Mg Mesporin, Cefuroxima Mg mph, Cefixima Mg Mph (ATC3: J1D Cefalosporinas)
Ciproflox Mg Nixin (ATC3: J1G Fluorquinolonas)
Decatyleno (ATC3: R2A Preparações para a garganta)
Enal+Hidroc mg Mph, Lisin+ Hidro Mg Mph (ATC3: C9B Associações Inibidores ECA)
Indapamida Mg Mph (ATC3: C3A Diuréticos)
Losar+Hidro Mg Mph (ATC3: C9D Combinations Associações Antagonistas de Angiotension II
Losartan Mg mph, Irbesartan Mg Mph (ATC3: C9C Antagonistas da Angiotensia II Puros)
Mephaquin, Falcitrim (ATC3: P1D Anti-maláricos)
Nimodipina Mph (ATC3: C4ATerapia Vascular-Cerebral Periférica)
Olfen (ATC3: Anti-Reumáticos Tópicos)
Olfen, Nimesulida Mg Mph (ATC3: M1A Anti-Inflamatórios e Anti-reumáticos Não Esteróides)
Omeprazol Mg Gasec, Pantoprazol Mg Mph, Lanpsoprazol Mg Mphand Gasec (ATC3: A2B Anti-Ulcerosos)
Ramipril Mg Mph, Enalapril Mg mph, Lisinopril Mg Mph, Captopril Mg Mph (ATC3:C9A Inibidores ECA Puros)
Risperidona Mg Mph (ATC3: N5A Antipsicóticos)
Sinvastatin Mg Mph, Lovastat Mg Mph, Sinvast Mg Alistim (ATC3: C10A Redutores do Colesterol e Triglicéridos)
Tansulina Mg mph, Alfuzosina Mg Mph, Finasterida mg mph (ATC3: G4C Produtos para Hipetrofia Benigna Prostática (HBP)
Topiramato Mg Mph (ATC3: N3A Antiepiléptico)
Trimetazidi Mg Mph (ATC3: C1D Terapia Coronária)
Venlafaxina Mg Mph, Sertralina Mg Mph, Fluotexina Mg Mph, Fluoxet.Mg Salipax, Parotexina Mg Mph, Mirtazapina Mg Mph (ATC3: N6A Anti-depressivos)

CAE
CódigoCAE
C21Fabricação de produtos farmacêuticos de base e de preparações farmacêuticas

Documentos
Download FileTipoDataObservações
2010_06_final_net.pdf Decisão pública 1ª fase11-03-2010