Processos em Curso

Número do processo:
3
Nome do processo:
Samarinda / Ensilis
Data de notificação:
2019-01-22
Data de produção de efeitos:
2019-01-22
Data de decisão:
2019-02-21
Descrição do processo:
A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela empresa Samarinda Investments, S.L. ("Samarinda"), uma subsidiária indiretamente detida pelo fundo de investimento luxemburguês Permira VI Investment Platform S.A.R.L., gerido pela sociedade Permira Holdings Limited, do controlo exclusivo da Ensilis - Educação e Formação, Unipessoal, Lda., ("Ensilis"), atualmente detida pelas sociedades de direito espanhol Iniciativas Culturales de España, S.L. e de direito holandês Laureate I B.V., ambas indiretamente controladas pela sociedade de direito norte-americano Laureate Education, Inc..

Companhias

Nome:
Samarinda Investments, S.L.
Descrição:
sociedade de direito espanhol, indiretamente controlada pela Permira, que por sua vez controla os fundos de capital da Permira Europe II, Permira Europe III, Permira IV, Permira V e Permira VI, fundos esses que realizam investimentos de capital a longo prazo em empresas ativas numa ampla variedade de setores com potencial de crescimento e desenvolvimento. A Permira, através das sociedades por si controladas, oferece serviços de investimento em setores como a saúde, a tecnologia, o consumo e o setor financeiro.
Nome:
Ensilis - Educação e Formação, Unipessoal, Lda.
Descrição:
empresa que detém a Universidade Europeia, que integrou o ISLA-Lisboa e o Instituto de Arte, Design e Empresa-Universitário (IADE-U), fundindo-se com a Escola de Tecnologias, Artes e Comunicação (ETAC) e dando lugar à IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação. A Universidade Europeia conta ainda com mais três faculdades, a saber: Faculdade de Turismo e Hospitalidade (FTH), Faculdade de Ciências Empresariais e Sociais (FCES) e Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto (FCSD). A Ensilis detém também o Instituto Português de Administração de Marketing do Porto e o Instituto Português de Marketing e Administração de Lisboa ("IPAM").

Notícias

Data:
2019-01-29
A Samarinda notifica a aquisição do controlo exclusivo sobre a Ensilis.
Data:
2019-02-21
O Conselho da AdC adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração n.º 3/2019 - Samarinda / Ensilis.

Em 21 de fevereiro de 2019, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de não oposição à presente operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados.

CAE (Classificação das Actividades Económicas)

Código:
P
Descrição:
Educação

Documentos

Título Tipo Data
Anúncio 2019-01-29
Decisão pública 1ª fase 2019-02-21