Processos em Curso

Número do processo:
37
Nome do processo:
MCFI*Ribatejana / Germen
Data de notificação:
2017-08-22
Data de produção de efeitos:
2017-08-22
Data de decisão:
2017-10-26
Descrição do processo:
A operação que ora se notifica consiste na aquisição de controlo pela MCFI, SGPS, Lda. ("MCFI") e pela sociedade A Ribatejana, S.A. ("Ribatejana") (em conjunto as "Notificantes"), do controlo conjunto sobre a Germen - Moagem de Cereais, S.A. ("Germen"), sociedade actualmente controlada, exclusivamente, pela Ribatejana.

Companhias

Nome:
MCFI, SGPS, Lda.
Descrição:
É uma sociedade gestora de participações sociais que encabeça um grupo de empresas com atividades centradas na moagem de cereal para a produção de farinha, das quais se destacam a Moagem Ceres A. de Figueiredo & Irmão, S.A. ("Ceres") e a Carneiro Campos & Ca, S.A. ("CC"). A MCFI controla ainda, conjuntamente com a Ribatejana, a Granel - Moagem de Cereais, S.A..
Nome:
A Ribatejana, S.A.
Descrição:
Dedica-se igualmente, através de participadas, à atividade de moagem de cereal para a produção de farinha (designadamente através da Germen) e à comercialização de produtos de panificação e pastelaria. A Ribatejana controla ainda, conjuntamente com a MCFI, a Granel - Moagem de Cereais, S.A..
Nome:
Germen - Moagem de Cereais, S.A.
Descrição:
Dedica-se à moagem de cereais para produção de farinhas, nomeadamente, farinha de trigo, farinha de arroz, farinha de centeio, farinhas especiais e farinhas sem glúten, dedica-se ainda à comercialização de farinhas de milho, de açúcar e sal, a título acessório e instrumental da sua atividade principal. A Germen detém ainda o controlo conjunto da Granel, empresa comum entre esta e a MCFI. Detém ainda 50% do capital social da Gergran, sociedade dedicada à comercialização de produtos de padaria, viennoiserie, salgados e pastelaria ultracongelados.

Notícias

Data:
2017-10-26
O Conselho da AdC adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração n.º 37/2017 - MCFI*Ribatejana / Germen.

Em 26 de outubro de 2017, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de não oposição à presente operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados em causa na operação.

Data:
2017-08-28
A MCFI, SGPS e a Ribatejana, SA notificam a aquisição do controlo conjunto sobre a German, SA.

(publicado Aviso no Diário de Notícias e no Jornal de Negócios, de 29 de agosto de 2017)

Actividades

  • Mercado nacional da produção e venda grossista de farinhas de trigo para clientes industriais
  • Mercado nacional da produção e venda grossista de farinhas de trigo para clientes tradicionais
  • Mercado nacional da produção e venda grossista de farinhas de trigo para usos culinários sob marca do distribuidor (MDD)

Documentos

Título Tipo Data
Anúncio 29-08-2017