Vogal do Conselho da Autoridade da Concorrência - Maria João Melícias

Maria João Melícias foi nomeada vogal do Conselho da Autoridade da Concorrência a 12 de maio de 2014, tendo até então sido Referendária junto do Tribunal de Justiça da União Europeia, no Luxemburgo.

Entre 2002 e 2012, Maria João Melícias foi Advogada Associada e Associada Sénior da área de Direito Europeu e Concorrência da PLMJ, em Lisboa, sociedade de advogados onde igualmente estagiou.

Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na sua formação académica conta ainda com um Mestrado (LL.M.) em Trade Regulation pela Universidade de Nova Iorque, um Mestrado (M.A.) em Direito da Concorrência da UE pelo King’s College, da Universidade de Londres e uma pós-graduação em Direito da Concorrência, também do King’s College.

Foi distinguida pela Universidade de Nova Iorque com o Frank Diersen Prize, que premeia o melhor aluno do programa de Mestrado, tendo sido igualmente research assistant convidada naquela Universidade.

Foi membro da Associação Portuguesa de Direito Europeu (APDE), da Comissão de Concorrência da International Chamber of Commerce (ICC) e do Círculo dos Advogados Portugueses de Concorrência (CAPDC).

Leciona regularmente em cursos científicos e conferências, possuindo diversos artigos publicados nas mais prestigiadas revistas internacionais, particularmente em matéria de antitrust e política da concorrência.

Nasceu a 25 de maio de 1976 e é natural de Lisboa.