Margarida Matos Rosa – Presidente do Conselho da AdC



Margarida Matos Rosa iniciou funções como presidente da Autoridade da Concorrência a 28 de novembro de 2016.

Até à data e desde 2011, dirigiu o Departamento de Supervisão da Gestão do Investimento Coletivo na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Entre 2009 e 2011 tinha sido assessora do Conselho na mesma entidade para questões regulatórias e de supervisão nos mercados financeiros europeus e internacionais.

Responsável pelo desenvolvimento do negócio institucional de gestão de ativos do BNP Paribas em Portugal, instituição onde desempenhou funções, incluindo de direção, entre 1998 e 2006, integrou  também o UBS Bank e o Santander Investment.

Em 2007 esteve no Massachusetts Institute of Technology (MIT), ao abrigo de uma bolsa Fulbright, tendo investigado políticas públicas sobre o setor de capital de risco. No âmbito da Unidade do Plano Tecnológico, contribuiu para o desenvolvimento de parcerias entre o MIT e instituições universitárias em Portugal, em áreas de forte componente tecnológica.

Nascida em 1973, Margarida Matos Rosa é licenciada em Economia pela Université Catholique de Louvain (magna cum laude), na Bélgica, e detentora de um M.P.A. (Master in Public Affairs) pela Princeton University (Estados Unidos da América).