A AdC pretende recrutar em regime de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado
Técnico/a Especializado/a
O/A candidato/a selecionado/a será integrado/a na Unidade de Tecnologias de Informação e Comunicação - Biblioteca.
As funções a desempenhar podem incluir, nomeadamente:
• Organização e gestão da biblioteca;
• Tratamento do espólio documental e catalogação de documentos;
• Criação, gestão de sugestão de lista de leitura e a elaboração de pesquisas bibliográficas relevantes para a atividade corrente da AdC;
• Elaboração e gestão de propostas de enriquecimento do espólio;
• Gestão, administração e manutenção da plataforma de software Koha de gestão integrada de bibliotecas;
• Gestão assertiva do espólio da biblioteca da AdC;
• Promoção de iniciativas de promoção da biblioteca, junto do público interno e externo da AdC;
• Promoção e gestão de parcerias com outras bibliotecas nacionais e estrangeiras;
• Elaboração de relatórios, listagens e produção de estatísticas de atividade da biblioteca.
REQUISITOS DE ADMISSÃO E QUALIFICAÇÕES
1.1. Requisitos de Admissão
Constituem requisitos de admissão ao procedimento concursal a detenção pelos/as candidatos/as das seguintes competências e habilitações:
• Licenciatura em Ciências da Documentação e Informação ou Arquivo e Documentação, ou outra considerada relevante para o exercício da função;
• Experiência profissional relevante, de pelo menos 3 anos completos, nas áreas indicadas para a função;
• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, especialmente de Word e Excel;
• Fluência da língua portuguesa e inglesa.
1.2. Condições preferenciais:
• Licenciatura em Ciências da Documentação e Informação ou Arquivo e Documentação, ou outra considerada relevante para o exercício da função com média final superior a 12 valores;
• Mestrado em Ciências da Documentação e Informação, ou Arquivo e Documentação, ou outro considerado relevante para o exercício da função, com média final igual ou superior a 14 valores;
• Experiência profissional na utilização de ferramentas de gestão documental;
• Experiência profissional na implementação, gestão e administração da plataforma de gestão integrada de bibliotecas Koha;
• Certificado de inglês ao nível de proficiência. (C2), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
1.3. A nível comportamental e profissional, o/a candidato/a deve revelar:
• Alinhamento com os valores da AdC: dedicação, superação, colaboração, responsabilidade e isenção;
• Orientação para os resultados e para o cumprimento de objetivos;
• Capacidade para analisar diferentes tipos de dados e informação e relacioná-los de forma lógica e com sentido crítico;
• Excelente capacidade de trabalhar em equipa, comunicação, empatia e influência;
• Espírito de iniciativa e autonomia;
• Capacidade para lidar com situações de pressão e com contrariedades.
Para se candidatar:
As candidaturas terão de ser obrigatoriamente formalizadas até às 23:59 (UTC/GMT+00:00) do dia 25 de julho 2025, mediante o envio, com identificação da Ref.ª REC/2025/08 no assunto para o endereço eletrónico recrutamento@concorrencia.pt, com os seguintes documentos em anexo:
a) Curriculum vitae (máximo 3 páginas);
b) Carta de motivação (documento autónomo, máximo 1 página);
c) Cópias legíveis dos certificados comprovativos das habilitações académicas, com indicação da área, da média final e data de conclusão. Salvaguarda-se que, em caso de impossibilidade imediata de envio dos certificados, poderá fazê-lo num prazo máximo de 10 dias consecutivos após o termo do prazo para submissão da candidatura (sem prejuízo de eventuais contactos no decurso do prazo de candidaturas).
Este anúncio não dispensa a consulta do aviso de recrutamento.