Autoridade promove reunião de Neelie Kroes com empresários portugueses
A Autoridade da Concorrência organizou um jantar-debate entre a Comissária Europeia da Concorrência e um conjunto de empresários portugueses.
O objectivo prioritário desta reunião, que ocorreu a 29 de Outubro de 2006, foi o de promover uma reflexão conjunta sobre a Política de Concorrência, nacional e comunitária, com impacto no desempenho das empresas portuguesas.
O encontro, que decorreu à porta fechada, insere-se no interesse da Comissária Neelie Kroes em manter contactos directos com líderes empresariais dos Estados-Membros, visando destacar o papel da Política de Concorrência na competitividade e no crescimento.
No decorrer da reunião foram abordados temas como o papel da Política de Concorrência nas Fusões e Aquisições, a reformulação dos Auxílios de Estado no quadro da Estratégia de Crescimento e Emprego (a chamada Agenda de Lisboa) e as novas orientações da Política anti-trust.
Neelie Kroes realçou que “a concorrência efectiva incentiva as empresas a inovar, a crescer e a criar empregos sendo, por isso, um instrumento importante para a Estratégia de Crescimento e Emprego. O papel dos reguladores Comunitário e nacionais de concorrência é o de eliminar barreiras à concorrência efectiva e garantir mercados fortes, abertos e competitivos para todos na Europa”.
Abel Mateus, Presidente da Autoridade da Concorrência, afirmou que, “no actual estádio da economia portuguesa, a concorrência é a política mais eficaz para aumentar a competitividade das empresas, através de regras de mercado mais justas, de uma maior eficiência e de um estímulo acrescido à inovação”.
(Comunicado nº 25/2006)