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O poder de compra dos grandes grupos retalhistas na distribuição alimentar e eventual repercussão deste poder de compra em beneficio dos consumidores

31-10-2006
Jorge Rodrigues

O poder de compra dos grandes grupos retalhistas na distribuição alimentar e eventual repercussão deste poder de compra em beneficio dos consumidores

Resumo WP n.º 14:
The fast development of large retailing groups has raised two major issues in the literature. First, it is usually claimed that these groups have, through the increasing concentration of their demand in the supplying market, benefited from a substantial rent shift from suppliers. A second issue is whether this rent shift passes-through to final consumers, thus increasing consumer welfare. The literature is rather inconclusive on these issues and mostly on the buyer power of large retailing groups and its impact on suppliers. This paper aims to fill in this gap by tackling buyer power and pass-through departing from the supply-side of the market. We do so on the basis of an instrumental variables panel-based econometric approach applied to purchases and sales data specific to large retailing groups, over 16 quarters from 2000 to 2003, and disaggregated at the brand, product, and supplier levels. Results reveal that purchasing pools and vertical agreements lower large retailing groups’ acquisition prices and that these gains tend to pass-through to consumers. In parallel, additional findings suggest that these groups tend to increase their prices less than national trade.

Texto:
Após uma introdução de resumo da literatura e do histórico do sector em Portugal, define-se o mercado a dois níveis (aprovisionamento e retalho) onde operam os grandes grupos retalhistas, abreviados por LRG, de “large retailing groups” no texto (secção 2). Esta análise realça, em particular, um certo decréscimo do grau de concentração destes grupos nestes dois níveis de mercado no período em análise (2000-2003). De igual modo se descrevem os diversos problemas relacionados com a modelização empírica deste tipo de mercados a dois níveis, bem como os elementos utilizados na análise. De seguida apresentam-se os resultados da análise econométrica do poder de compra (secção 3) e dos efeitos de “pass-through” i.e., da eventual transmissão deste poder de compra em benefício do consumidor final (secção 4). Por fim, elementos adicionais relativos aos preços de venda a retalho (antes de imposto) dos LRG, no período 1998-2005, revelam, de forma descritiva, que estes grupos têm vindo a contribuir para a diminuição dos preços no consumidor de bens alimentares ao contrário do remanescente do comércio (secção 5). A análise é concluída por uma síntese dos resultados empíricos e alguns comentários sobre o seu enquadramento jusconcorrencial (secção 6).